Monday, May 9, 2011

The Holiday.


Hora de falar de um major chick flick: "The Holiday" - ou "O Amor Não Tira Férias". Ontem falando do blog e da idéia de colocar casas de filmes que amo, uma tia minha arquiteta e muito talentosa me lembrou de um que não tinha pensando, mas já amava. A da Amanda, a Cameron Diaz.

Já nesse tópico, claro que não ia deixar de falar da casa da Iris, personagem de Kate Winsley no mesmo filme. Para quem não viu (acho meio difícil hahaha) o filme se trata de desilusão no amor. Amanda vive em Los Angeles e vive uma vida glamurosa como editora de trailers. Já Iris vive en Sussex - cidade próxima a Londres, numa casa simples e graciosa. Depois de um término e uma traição, as duas resolvem "trocar" de vida, passando o Christmans holiday na casa da outra, e assim, tão longe de casa, as duas acabam se apaixonando.

Amanda´s House vs. Iris´ House


São TÃO opostas que não sei como cemçar a comparar. Bom, a de Amanda é uma mansão. Com direito a piscina, jardim enorme, sala de edição, sala de TV (um Home Theatre, na verdade), um quarto enorme, cozinha e sala de jantar também. E por aí vai.

A de Iris é uma graça. No natal londrino, é inverno.
Rodeada de neve, isolada e imponente (apesar da simplicidade), lá está ela.

 A sala da Amanda é chique, black and white e com móveis maravilhosos. Os janelões com a esquadria preta dão o toque final. Além disso, eles dão para a bela área externa da casa, com piscina e jardim.
 A sala de Iris é o extremo oposto. Chega até a ser um pouco cafoninha ao meu ponto de vista. Mas se não fosse assim, não seria a sala da personagem.
Por isso respeito a muito. Tem um ar "família" e de casa de campo e de inverno.
 Cozinha linda a de Amanda. Me lembra um pouco a do filme "Simplesmente Complicado" - já falada há uns posts atrás.

A mesa alta com os bancos são em escândalo, as luminárias também.

Teria essa cozinha feliz da vida. E quem não teria, não é??
 A cozinha de Iris é típica do interior inglês. No estilo Martha Stewart, onde nada é modernoso demais.

Mas tenho que falar que, para mim, o que falta na cozinha de Amanda, são detalhes do tipo as prateleiras com copos, xícaras, pratos e bules de louça antiga. Eu adoro.
 Os quartos.
O de Amanda segue o estiloda casa INTEIRA (confesso que isso me incomoda um pouco). A casa TODA tem uma só faceta, uma só personalidade. Mas não vou negar que o quarto também é lindo. Simétria e seriedade podem definir ele, mas também sinto o conforto que ele passa.
Já o de Iris, no estilo "vovó" é all about conforto. Com a lareira, os abajures diferentes, completamente não-simétrico, muito espontâneo. Isso é uma das maravilhas da cenografia. Entender cada personagem e cada característica e aplicar ao cenário perfeitamente. LOVE IT!
Se tivesse que escolher, moraria na casa da Amanda. Mas não me importaria de passar um holiday na de Iris.

Beijos!!

Fotos: Reprodução

2 comments:

  1. Babyy! choqueeeeei! pensei ontem mesmo nesse filme (que adorooo) e pensei em te sugerir um post sobre a decoração das casas! taaaaao distintas e graciosas!
    que sintoniaaaa hahah

    amooo!! bjsss

    ReplyDelete
  2. Clara, sou mais a casa da Amanda, tenho que confessar. Achei muito o estilo do seu apt época do Flamengo por conta do preto e branco... Muito moderno amoo

    Beijos

    ReplyDelete